NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 22 dia(s)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2024 - LEI ALDIR BLANC

Seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura - PNAB (lei nº 14.399/2022)

#Administração Há 30 dia(s)

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 001/2024

Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento temporário de cargos vagos do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de São Francisco/PB

#Cultura Há 130 dia(s)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2024 - LEI ALDI BLANC

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FIRMAR TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA - PNAB (LEI Nº 14.399/2022)

#Cultura Há 200 dia(s)

PAAR - PLANO ANUAL DE APLICAÇÃO DE RECURSOS

Reunião do Conselho Municipal de Cultura para debater o PAAR

#Audiência Há 232 dia(s)

LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2025

PARTICIPE AGORA! ACESSE O LINK E PREENCHA O FORMULÁRIO DE COLETAS DE PROPOSTAS!

#Município Há 242 dia(s)

ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO FRANCISCO/PB

ESTAR RUMO AO FUTURO É PERCEBER OS AVANÇOS E MUDANÇAS EXTRAORDINÁRIAS QUE FAZEM DE NOSSA CIDADE GRANDIOSA!

#Município Há 242 dia(s)

ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO FRANCISCO/PB

ESTAR RUMO AO FUTURO É PERCEBER OS AVANÇOS E MUDANÇAS EXTRAORDINÁRIAS QUE FAZEM DE NOSSA CIDADE GRANDIOSA!

#AssistênciaSocial Há 268 dia(s)

DOE AMOR, DOE FUTURO.

Que tal fazer uma boa ação? Destine parte de seu imposto de renda para os projetos socia [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito